Dores musculares ou mialgia são extremamente comuns. Quase todo mundo experimentou desconforto em seus músculos em algum momento.

Como há tecido muscular em quase todas as partes do corpo, esse tipo de dor pode ser sentido praticamente em qualquer lugar …

Quais são as causas mais comuns de dores musculares?

Muitas vezes, as pessoas que experimentam dores musculares podem facilmente identificar a causa. Isso ocorre porque a maioria dos casos de mialgia resulta de muito estresse , tensão ou atividade física. Algumas causas comuns incluem:

  • tensão muscular em uma ou mais áreas do corpo
  • uso excessivo do músculo durante a atividade física
  • ferir o músculo enquanto se envolve em trabalho fisicamente exigente ou exercício

Que tipos de condições médicas podem causar dores musculares?

Nem todas as dores musculares estão relacionadas ao estresse, tensão e atividade física. Algumas explicações médicas para mialgia incluem:

  • fibromialgia
  • infecções, como a gripe , poliomielite ou infecções bacterianas
  • distúrbios autoimunes, como lúpus, dermatomiosite e polimiosite
  • uso de certos medicamentos ou drogas, como estatinas , inibidores da ECA ou cocaína
  • problemas da tiróide, como hipotiroidismo ou hipertiroidismo
  • hipocalemia (baixo potássio)

Facilitando dores musculares em casa

As dores musculares geralmente respondem bem ao tratamento em casa. Algumas medidas que você pode tomar para aliviar o desconforto muscular de lesões e uso excessivo incluem:

  • descansando a área do corpo onde você está experimentando dores e dores
  • tomar o suplemento natural biomac para eliminar as dores articulares, ou outros remédios, como ibuprofeno (Advil)
  • aplicação de gelo na área afetada para ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação

Você deve usar gelo por um a três dias após uma cepa ou entorse e aplicar calor para qualquer dor que permaneça após três dias.

Outras medidas que podem fornecer alívio da dor muscular incluem:

  • Esticando suavemente os músculos
  • evitando atividades de alto impacto até que a dor muscular desapareça
  • evitando sessões de levantamento de peso até que a dor muscular seja resolvida
  • dando a si mesmo tempo para descansar
  • fazendo atividades de alívio de estresse e exercícios como yoga e meditação para aliviar a tensão

Quando perguntar um médico sobre dores musculares

As dores musculares nem sempre são inofensivas e, em alguns casos, o tratamento em casa não é suficiente para abordar a causa subjacente. Mialgia também pode ser um sinal de que algo está seriamente errado em seu corpo.

Você deve consultar seu médico para:

  • dor que não desaparece após alguns dias de tratamento em casa
  • dor muscular grave que surge sem uma causa clara
  • dor muscular que ocorre juntamente com uma erupção
  • dor muscular que ocorre após uma picada de carrapato
  • mialgia acompanhada de vermelhidão ou inchaço
  • dor que ocorre logo após uma mudança nos medicamentos que você toma
  • dor que ocorre com uma temperatura elevada

O seguinte pode ser um sinal de uma emergência médica. Vá para o hospital o mais rápido possível, se sentir algum dos sintomas a seguir, juntamente com os músculos doloridos:

  • um início súbito de retenção de água ou redução do volume de urina
  • dificuldade em engolir
  • vômito ou febre
  • dificuldade em recuperar o fôlego
  • rigidez na sua área do pescoço
  • músculos que são fracos
  • incapacidade de mover a área afetada do corpo

Dicas para prevenir dores musculares

Se a sua dor muscular é causada por tensão ou atividade física, tome estas medidas para reduzir o risco de desenvolver dores musculares no futuro:

  • Alongue os músculos antes de praticar atividade física e depois dos treinos.
  • Incorpore um aquecimento em todas as suas sessões de exercícios.
  • Mantenha-se hidratado , especialmente nos dias em que você está ativo.
  • Envolva-se em exercícios regulares para ajudar a promover o tônus ​​muscular ideal.
  • Levante-se e alongue-se regularmente se trabalhar em uma mesa ou em um ambiente que o coloque em risco de tensão muscular ou tensão.

As pessoas que trabalham em uma mesa devem se esforçar para se levantar e alongar pelo menos a cada 60 minutos.

Seus músculos doloridos podem ser causados ​​por algo diferente de tensão e atividade física. Neste caso, o seu médico poderá aconselhá-lo sobre como resolver totalmente a sua dor muscular. A primeira prioridade será tratar a condição primária. Saiba mais detalhes no portal de saúde fuplace.