As varizes são veias elevadas que deixam as pernas cansadas, doloridas, pesadase inchadas.

Geralmente eles não apresentam riscos significativos à saúde, mas podem ser incômodos e desagradáveis.

Além disso, à medida que o verão se aproxima, elas podem se tornar ainda mais evidentes devido às altas temperaturas.

Mas por que as varizes aparecem?

Uma dieta pobre (pobre em fibras e rica em gordura e de baixa qualidade), vida muito sedentária e obesidade são fatores que sobrecarregam as veias .

Gestantes ou pessoas com desequilíbrios hormonais são mais sensíveis à formação de varizes.

Outros fatores de risco incluem uma predisposição genética para fraqueza nas veias, doença hepática e congestão, constipação (que impede a circulação adequada na parte inferior do corpo), deficiências nutricionais e gasto muito tempo sentado ou em pé.

Qual é o processo que leva à formação de varizes?

As artérias transportam sangue do coração para várias partes do corpo, enquanto as veias transportam sangue para o coração .

Ao contrário das artérias, as veias não podem depender da ação do coração para transportar sangue.

De fato, o fluxo sanguíneo nas veias é determinado pela contração e relaxamento dos músculos ao seu redor.

As veias têm válvulas que garantem que o sangue flua apenas em uma direção.

Quando essas válvulas não estão funcionando corretamente porque as paredes das veias estão enfraquecidas ou há problemas de circulação, o fluxo sanguíneo pode ser prejudicado.

Isso causa o acúmulo de sangue nas veias, enfraquecendo-as e fazendo-as se esticar e inchar.

As varizes geralmente aparecem nas pernas , onde as veias estão constantemente trabalhando em oposição à gravidade, e no ânus, onde são chamadas hemorróidas.

Tratamento para varizes em 5 níveis

Para evitar a formação de varizes e ajudar o corpo a restaurar a circulação venosa adequada, você precisará agir em vários níveis, melhorando sua dieta e recorrendo a alguns superalimentos e remédios naturais .

Nível 1 – a dieta

A primeira coisa a fazer é aquecer a digestão, mas não exagere, evitando temperos e alimentos muito condimentados.

De fato, comer alimentos excessivamente quentes pode sobrecarregar as pernas e dramatizar problemas.
Aquecer antes de tudo significa melhorar a digestão.Consumir mais alimentos cozidos do que crus e usar  gorduras saudáveis.

Nível 2 – superalimentos e vitaminas

Introduzir goji e açaí , que contêm antioxidantes, e maca que equilibra os hormônios.

Também é muito útil beber mais xícaras por dia do que uma bebida feita com gengibre, canela e coentro.

Também consome alimentos que contêm vitamina C e D, selênio, zinco e magnésio.

Nível 3 – os remédios naturais

Mirtilo – aumenta a circulação sanguínea e ajuda a fortalecer as paredes capilares.
Castanha da Índia – fortalece as paredes e válvulas das veias, estimula a circulação e alivia o inchaço.
Vassoura de açougueiro – reduz a inflamação nas veias.
Extrato de semente de uva – contém compostos que estimulam a circulação e melhoram a integridade da parede venosa.
Vitamina E – fluidiza o sangue, promovendo o fluxo sanguíneo e aliviando a inflamação nas veias.
Ginkgo biloba – frequentemente usado para problemas circulatórios.
Vitamina C – melhora a saúde das paredes das veias.
Bromelina – alivia a inflamação nas veias e pode ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos.
Complexo de bioflavonóides – alguns flavonóides, por exemplo, hesperidina e rutina, têm sido úteis no tratamento de varizes. Eles melhoram a integridade das estruturas de suporte da veia e de todo o sistema vascular.

Cerejas, amoras, bagas de espinheiro e mirtilos também contêm flavonóides que melhoram a força e a elasticidade das paredes das veias .

Os extratos de algumas dessas bagas são amplamente utilizados na Europa para o tratamento de diferentes tipos de distúrbios circulatórios, incluindo varizes.

As ervas que se saem bem neste caso são a vassoura de açougueiro, o mirtilo, a rosa dos cães, a centella asiatica, a videira vermelha, o crisântemo e o cipreste.

Se também houver inchaço nos membros, você pode adicionar ortosifon e pilosella.

Outro remédio útil são os ímãs que você pode inserir nos sapatos para não cansar muito as pernas se você passar muito tempo em pé e melhorar a circulação.

Nível 4 – Cremes e aplicações tópicas

Os remédios tópicos incluem cremes e pomadas à base de calêndula a serem aplicados localmente nas varizes nas pernas para reduzir a aparência inchada.

O Creme Varigold funciona reduzindo as estrias e aliviando as dores e sintomas delas.

Os óleos de massagem mais adequados são aqueles baseados em Achillea e Cypress.

Nível 5 – Atividade física e água fria

Não se esqueça de fazer uma atividade física saudável .

Caminhar é bom porque apertar e soltar os bezerros estimula a circulação linfática.

Atividades como hidroginástica e ciclismo também são boas.

Não tome banho com água muito quente e no final passe um jato de água fria nas pernas de baixo para cima.

Ao ir para o mar, não gaste muito tempo com as pernas expostas ao sol, mas aproveite a oportunidade para caminhar na água.