Você pode ter ouvido esta mensagem antes.

Embora a estratégia faça todo o sentido, é errado supor que a única razão pela qual as pessoas ganham ou perdem peso é por causa das calorias.

A questão é muito mais complicada do que isso. Diferentes alimentos afetam a fome e os hormônios de diferentes maneiras, e nem todas as calorias são iguais.

A verdade é que há muitas coisas que você pode fazer para perder peso – sem nunca contar uma única caloria.

Aqui estão 7 maneiras comprovadas de colocar a perda de gordura no “piloto automático”.

1. Substitua seu café da manhã à base de grãos com ovos

Perder peso pode ser tão simples quanto trocar seu café da manhã.

Dois estudos separados mostraram que comer ovos de manhã em comparação com um café da manhã pode ajudar a perder gordura sem tentar.

Em um desses estudos, 30 mulheres com sobrepeso ou obesas comeram tanto  quanto ovos no café da manhã.

O grupo de ovos acabou comendo menos calorias no almoço, no resto do dia e nas 36 horas seguintes.

Simplificando, os ovos estavam tão cheios que as mulheres comiam naturalmente menos calorias nas refeições subsequentes.

Outro estudo dividiu 152 pessoas com excesso de peso em dois grupos. Um grupo comeu ovos, o outro comeu rosquinhas. Ambos os grupos estavam em uma dieta de perda de peso.

Após oito semanas, o grupo do ovo havia perdido significativamente mais peso que o grupo bagel:

  • 65% mais perda de peso (2 lbs vs 1,3 lbs)
  • Redução 61% maior do IMC
  • Redução de 34% na circunferência da cintura
  • Redução de 16% no percentual de gordura corporal

A diferença na perda de peso não foi enorme, mas os resultados mostram claramente que coisas simples como mudar uma refeição podem ter um efeito.

Outro benefício incrível de comer ovos é que eles estão entre os alimentos mais saudáveis ​​do mundo.

Embora os ovos sejam ricos em colesterol, os estudos sugerem que eles não aumentam o colesterol ruim ou levam a doenças cardíacas, como se acreditava anteriormente.

Se você acha que não tem tempo para preparar um café da manhã saudável, pense novamente. Preparar um café da manhã com alguns ovos e vegetais não precisa durar mais do que 5 a 10 minutos.

Basta acertar o despertador alguns minutos antes e resolver o problema.

RESUMO Estudos mostram que comer ovos no café da manhã pode ajudá-lo a ingerir menos calorias nas refeições subsequentes, em comparação com um café da manhã com biscoitos.

2. Usando poções menores pode enganar seu cérebro para pensar que você está realmente comendo mais

O cérebro humano é o objeto mais complexo do universo.

Ele tende a funcionar de maneiras misteriosas, e seu controle do comportamento alimentar é incrivelmente complicado.

É o cérebro que determina se você deve ou não comer.

Mas há uma coisa legal que você pode fazer para “enganar” seu cérebro a pensar que ele comeu mais comida – use pratos menores.

Quanto maiores forem seus pratos ou tigelas, menos o cérebro pensa que você comeu. Usando placas menores, você engana seu cérebro para se sentir mais satisfeito com menos calorias.

Curiosamente, os psicólogos têm estudado isso e parece funcionar. No entanto, um estudo concluiu que o efeito pode ser mais fraco para aqueles que estão acima do peso.

Lembrando que após fazer todo processo e conseguir emagrecer é super recomendado fazer o uso de uma cintamodeladora para deixar a cintura bem modelada.

RESUMO É possível “enganar” o cérebro a pensar que ele comeu mais comida usando pratos menores.

3. Comer mais proteína pode reduzir o apetite, aumentar a queima de gordura e ajudá-lo a ganhar massa muscular

Há muitas evidências de que a proteína pode aumentar a queima de gordura e reduzir a fome, ajudando você a perder peso naturalmente.

De fato, estudos mostram que a proteína estimula o metabolismo mais do que qualquer outro macronutriente.

Isso ocorre porque o corpo gasta mais calorias digerindo e fazendo uso de proteína do que gordura e carboidratos.

A proteína também aumenta a saciedade, levando a uma redução significativa da fome.

Em um estudo, o aumento da ingestão de proteínas para 30% das calorias levou os participantes a consumirem 441 menos calorias por dia.

Muitos estudos mostram que aumentar a sua ingestão de proteínas pode levar à perda automática de peso, mesmo quando se come até ficar cheio.

A proteína também pode ajudá-lo a ganhar mais músculos, especialmente se você também levantar pesos. O tecido muscular é metabolicamente ativo, o que significa que ele queima um pequeno número de calorias, mesmo em repouso.

Uma das melhores maneiras de reduzir a ingestão de calorias é comer mais alimentos de origem animal, como carne, peixe e ovos, de preferência em todas as refeições.

RESUMO Comer mais proteína pode aumentar o seu metabolismo e reduzir sua fome. Também pode aumentar a massa muscular, ajudando você a queimar mais calorias o tempo todo.

4. Comer alimentos com uma baixa densidade de calorias e muita fibra faz você se sentir mais cheio com menos calorias

Outra maneira de se sentir mais satisfeito com menos calorias é ingerir alimentos com baixa densidade calórica.

Isso inclui alimentos que têm alto teor de água, como vegetais e algumas frutas.

Estudos mostram consistentemente que pessoas que comem alimentos que são menos calóricos densos perdem mais peso do que aqueles que comem alimentos com alta densidade calórica.

Em um estudo, mulheres que comeram sopa (baixa densidade calórica) perderam 50% mais peso do que mulheres que comeram um lanche denso em calorias.

Os vegetais também são ricos em fibras solúveis, que demonstraram causar perda de peso em alguns estudos.

Outro benefício da fibra solúvel é que ela é quebrada por bactérias no trato digestivo. Este processo produz um ácido graxo chamado butirato, que se acredita ter efeitos anti-obesidade, pelo menos em ratos.

Simplificando, você pode perder peso sem reduzir a quantidade real de alimentos que você come apenas escolhendo alimentos com baixa densidade calórica, como vegetais ricos em fibras.

RESUMO A escolha de alimentos com baixa densidade energética, como legumes e algumas frutas, pode ajudá-lo a se sentir mais satisfeito com menos calorias.

5. Carboidratos de corte podem fazer com que você perca peso rapidamente enquanto come até ficar cheio

Uma das melhores maneiras de começar a perder peso sem contagem de calorias ou controle de parcela é reduzir sua ingestão de carboidratos.

Os estudos mostram consistentemente que as pessoas que consomem menos carboidratos começam naturalmente a ingerir menos calorias e a perder peso sem grandes esforços.

Em um estudo, 53 mulheres com sobrepeso e obesas foram aleatoriamente designadas para um grupo de baixo carboidrato ou um grupo com restrição de calorias e baixo teor de gordura por seis meses.

As mulheres do grupo low-carb perderam duas vezes mais peso (18,7 lbs / 8,5 kg) enquanto comiam até ficarem cheias, em comparação com o grupo com pouca gordura (8,6 lbs / 3,9 kg), que era restrito em calorias.

A melhor maneira de cortar carboidratos é reduzir ou eliminar as principais fontes de carboidratos da sua dieta, incluindo açúcares, doces e refrigerantes, além de alimentos ricos em amido, como pão, macarrão, batatas etc.

Ficando na faixa de 100-150 gramas de carboidratos por dia pode ser útil. Se você quiser perder peso rapidamente, passar abaixo de 50 gramas por dia pode ser extremamente eficaz.

Reduzir carboidratos tem outro grande benefício – reduz seus níveis de insulina. Isso faz com que os rins comecem a eliminar o excesso de sódio e água do corpo, reduzindo significativamente o inchaço e o peso da água.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo: